Cabeças de impressão Xaar 2001+ tornam impressoras de ladrilhos mais econômicas na Cerlat

8 maio 2017Categories: Xaar 2001+, TF Technology, Cerâmicos, Cabeças de impressão
Jorge Albalat, Gerente de Produção da Cerlat, é responsável pela operação de três linhas de produção de ladrilhos cerâmicos da Cerlat, e está constantemente buscando formas de manter e melhorar os resultados e a qualidade da produção. A instalação recente de uma impressora KERAjet 700 com cabeças de impressão Xaar 2001+ mostrou ser uma combinação vencedora.

A Cerlat, empresa que faz parte do Grupo Mijares desde 1994, é uma fabricante de ladrilhos cerâmicos top de linha, e está localizada em Onda, perto de Castellón, na Espanha.  A empresa é especializada em ladrilhos sofisticados para pisos e paredes que imitam pedra, madeira, mármore e cimento, além de aplicar belos efeitos especiais, o que torna seus produtos ainda mais atraentes para sua base mundial de clientes. Assim, a alta qualidade de impressão, associada a uma produção econômica e confiável, tem importância vital para o sucesso da Cerlat.

Há alguns anos, a Cerlat, cliente fiel da KERAjet, tem operado impressoras dessa marca utilizando as cabeças de impressão Xaar 1001 (original) ou o modelo mais recente, a Xaar 1002.  Tendo adotado um procedimento de manutenção proativo e estruturado, a empresa trabalha com as cabeças de impressão da Xaar há muitos anos. Por exemplo, as Xaar 1001 originais, que vieram com a primeira máquina digital, continuam sendo usadas até hoje, 9 anos depois, e nenhuma cabeça de impressão foi substituída.

No final de 2016, a Cerlat decidiu instalar um novo equipamento para decoração de ladrilhos. Pensando na segurança do desempenho apresentado pelas impressoras KERAjet e pelas cabeças de impressão ao longo dos anos, sem qualquer hesitação Jorge Albalat selecionou uma máquina KERAjet 700 com as novas cabeças de impressão Xaar 2001+.

A instalação foi rápida - a nova impressora já estava funcionando perfeitamente uma semana depois e, desde janeiro de 2017, tem imprimido mais de 120.000 ladrilhos, a uma velocidade de 30 m/minuto.
“Estou encantado com a nova máquina Kerajet e as cabeças de impressão Xaar 2001+”, observa Jorge.   “Graças à produtividade e versatilidade dos modelos Xaar 2001+, pudemos configurar o equipamento ideal para nossos requisitos exatos. Usamos barras múltiplas para as cores mais críticas de nossos designs de ladrilhos ‒ o marrom e o azul ‒  e barras simples para as outras cores.”

Atualmente, a máquina opera com a Xaar 2001+ GS12C, mas existem planos de incorporação da Xaar 2001+ GS40C em uma barra adicional, para aplicar brilho e outros efeitos.

“Temos usado as cabeças de impressão Xaar 1001 e Xaar 1002 com sucesso há muitos anos, mas os novos modelos Xaar 2001+ trouxeram um aumento drástico na produção. As cabeças de impressão têm apresentado um desempenho bastante confiável, tanto no modo simples como em duas cores, e a qualidade de impressão é excelente”, finaliza Jorge.

A família de cabeças de impressão Xaar 2001+ garante aos fabricantes de ladrilhos a máxima versatilidade no design e a máxima flexibilidade na produção. Graças a seus 2.000 bocais, os modelos Xaar 2001+ geram alta produtividade e uma rápida velocidade de linha – a 35 m/min, a Xaar 2001+ GS12C produz até 30 g/m2 à resolução de 360x480 dpi, o que a torna ideal tanto para decoração como para efeitos de luz. Também existem outros modelos disponíveis, como a GS6C, com detalhes finos para ladrilhos de parede, e a GS40C, que produz até 80 g/m2, para gerar efeitos intensos.

Além disso, como foi o caso da Cerlat, os modelos Xaar 2001+ podem ser configurados no modo de duas cores em algumas barras de impressão, e no modo de uma cor para outras barras. Assim, obtém-se uma opção compacta e econômica para produzir uma série de designs de ladrilhos

Para obter mais informações, visite: ceramics.xaar.com/pt-br
Recursos do artigo