Xaar 1003 gera aumento superior a 15% no tempo ativo de produção e melhora uniformidade de impressão para Century

10 janeiro 2017Categories: Ink, Ink partner

No coração de Modena, região da Itália mundialmente famosa pela produção de ladrilhos cerâmicos, encontra-se a Century, empresa conhecida pela fabricação de pisos de altíssima qualidade utilizando processos de tecnologia e produção de última geração, com designs inspirados nas últimas tendências de decoração e arquitetura.

A Century faz parte do grupo de empresas Fincibec, que se orgulha de seu legado: uma fabricação genuinamente italiana. Além disso, a eco-sustentabilidade de todo o processo de produção industrial é o princípio fundamental do Grupo. Isso significa que a empresa esforça-se continuamente para utilizar matérias-primas com baixo impacto ambiental, limitando o consumo de recursos naturais e reduzindo drasticamente suas emissões.

A alta qualidade dos produtos é essencial para a Century – é essa a essência de sua reputação.  Como parte de um projeto de melhoria, o Diretor de Fábrica Alberto Corradini, juntamente com a Gerente da Linha de Vitrificação Emanuele Farrarini, queriam aumentar a uniformidade de saída de suas impressoras digitais, especificamente nas barras de impressão que utilizavam as tintas azul e marrom. Coraddini e Farrarini consultaram a TecnoFerrari, fabricante de sua impressora digital de confiança VivaJet, que lhes recomendou que instalassem as cabeças de impressão Xaar 1003 GS12C nas duas barras de impressão.

“Usamos essas barras de impressão para imprimir as cores azul e marrom, que são necessárias em muitos dos designs de alta qualidade em granito e concreto, pelos quais somos tão conhecidos”, explica Alberto Corradini. “Anteriormente, era difícil obtermos uniformidade na impressão, mas com a mudança para as cabeças de impressão Xaar 1003 GS12C, pudemos observar uma melhoria significativa.”

Além disso, e igualmente importante, também houve um aumento na produtividade. “Antes de instalarmos as cabeças de impressão Xaar 1003, sempre que tínhamos que fazer uma mudança para imprimir um novo produto, gastávamos muito tempo com o ajuste das cabeças de  impressão, a fim de obtermos uma qualidade uniforme na largura dos ladrilhos”, explica Emanuele Farrarini.  “Esse procedimento pode ser bastante técnico, e dependíamos da especialização e da rápida resposta dos engenheiros da TecnoFerrari para gerenciar o processo.  Agora, com a Xaar 1003, podemos uniformizar a qualidade de impressão sem fazer nenhum ajuste. Isso gerou um aumento na produtividade, em torno de 15-20%.”

A Century, juntamente com as duas outras empresas da Fincibec, a Monocibec e a Naxos, construiu uma boa relação profissional com a TecnoFerrari, e utiliza uma série de suas máquinas de produção distribuídas por suas três fábricas.  Quando quisemos instalar novas impressoras digitais em 2013, a Century recorreu à TecnoFerrari e à Xaar, escolhendo a impressora VIVAjet, juntamente com as cabeças de impressão Xaar 1001, líderes do mercado.

A cabeça de impressão de terceira geração Xaar 1003, recentemente lançada pela Xaar, apresenta melhorias em relação a suas antecessoras Xaar 1001 e 1002, graças a novas tecnologias – a XaarGuard e o processo Tuned Actuator Manufacturing da Xaar. Juntas, essas tecnologias uniformizam a qualidade de impressão em uma vasta gama de condições, além de aumentar significativamente os intervalos de manutenção. A Xaar 1003 foi projetada para máxima compatibilidade com equipamentos anteriores, de forma que os clientes podem fazer facilmente o upgrade e desfrutar dos benefícios trazidos por essa nova cabeça de impressão.
O Gerente Contábil da TecnoFerrari, Maurizio Boni, afirma: “Aconselhamos a Century a modernizar as duas barras de impressão incorporando as cabeças de impressão Xaar 1003. Esses equipamentos foram instalados de forma bastante rápida e simples, uma vez que são totalmente compatíveis com as cabeças de impressão Xaar 1001, instaladas previamente. Estamos muito satisfeitos com essa atualização, e felizes por saber que nossa recomendação gerou um aumento de produtividade para a Century, juntamente com a melhoria na uniformidade de impressão.”

Os fabricantes de ladrilhos que ainda utilizam a Xaar 1001 ou a Xaar 1002 podem atualizar uma ou mais barras de impressão para a Xaar 1003, de forma muito fácil, assim como a Century o fez.  Para saber mais, visite www.xaar.com/upgrade.