Xaar 1001 domina a arena digital industrial na Labelexpo 2013

19 setembro 2013Categories: TF Technology™, Rótulos, xaar, Xaar 1001

Na Labelexpo Europa (24-27 de setembro de 2013, Bruxelas), os visitantes verão o impacto significativo que a inovadora cabeça de impressão Xaar 1001 está exercendo no setor de impressão de rótulos digitais industriais.

Durante a feira, a ALS Engineering, Durst, EFI Jetrion, FFEI, INX International, JF Machines e Stork Prints irão expor suas mais recentes prensas equipadas com a Xaar 1001, que variam desde sistemas independentes com nível de entrada para sobreimpressão de fase tardia até sistemas totalmente integrados com impressão e acabamento em linha.

A Xaar também está patrocinando a Labelexpo Europe Inkjet Trail, que reúne vários dos principais fabricantes de prensas para rótulos digitais em uma única feira. Todos os dias, os fabricantes participantes, incluindo os OEMs da Xaar: Durst, EFI Jetrion e Stork Prints - imprimirão uma seleção de rótulos de produtos alimentícios, farmacêuticos e industriais padrão para que os vistantes possam comparar os mesmos rótulos produzidos com outras prensas. Essas empresas confiam na cabeça de impressão Xaar 1001 para produzir rótulos de alta qualidade com alta velocidade e confiabilidade. As principais características dos rótulos de alta resolução em uma só passagem são os brancos opacos, textos de alta resolução e imagens com tons suaves. A cabeça de impressão Xaar 1001 obtém resultados melhores que qualquer outra cabeça de impressão do mercado atual.

Os conversores de rótulos precisam das prensas de rótulos digitais para imprimir uma grande variedade de rótulos de forma eficiente, contínua e econômica, para maximizar suas receitas e seu retorno sobre o investimento. Eles desejam imprimir rótulos padronizados de alta qualidade em diversos substratos lisos e texturizados. Eles precisam da capacidade de imprimir com tinta branca de alta opacidade como camada base para rótulos transparentes e metálicos, ou como camada superior para rótulos invertidos. Além disso, eles esperam a mais alta confiabilidade e os menores requisitos de manutenção, para garantir o máximo tempo ativo de produção.

A Xaar 1001 é a cabeça de impressão preferida dos principais fabricantes de rótulos, uma vez que preenche esses requisitos melhor que qualquer outra cabeça de impressão do mercado. Essa cabeça de impressão piezoelétrica gera uma resolução efetiva de mais de 1000 dpi utilizando até 8 níveis de cinza, criando imagens vibrantes e textos nítidos. O revolucionário projeto da Xaar 1001 combina a TF Technology™ da Xaar com a arquitetura Hybrid Side Shooter™, para oferecer a mais alta vazão de tinta para trás do bocal de jato de tinta, que reduz eficazmente as bolhas de ar e as partículas. Como resultados as tintas, incluindo a branca altamente pigmentada e os vernizes, são mantidas em suspensão e em constante movimento, para evitar que os bocais se obstruam, o que pode ocorrer em algumas cabeças de impressão.  Consequentemente, as prensas equipadas com a Xaar 1001 apresentam excelente desempenho com o mínimo de manutenção. Em última instância, os principais fabricantes de prensas de rótulos digitais industriais escolhem a cabeça de impressão Xaar 1001  por fornecer confiabilidade inigualável, o mais baixo custo de propriedade e a máxima qualidade de impressão.

“As marcas e conversores estão começando a aproveitar os consideráveis benefícios em termos de produção e marketing gerados pelo jato de tinta digital, o que por sua vez está estimulando um crescente investimento nas prensas de rótulos digitais em todo o mundo”, comenta Mark Alexander, Diretor de Marketing, Xaar. “O essencial para esse setor é a capacidade de imprimir não apenas em pequenas quantidades, mas em quantidades médias e grandes, o que a Xaar 1001 consegue obter sem esforços”.

Prensa equipada com Xaar 1001 em destaque na Labelexpo Europa 2013

O projeto modular da impressora de rótulos digitais em UV de uma só passagem ALS Engineering (9F18) Ecojet dá aos usuários uma escolha de modelos, desde larguras de rolos de 280 a 630 mm e velocidades de 12m-50m/min, com uma opção de CMYK + branco + cores especiais. A Ecojet depende das cabeças de impressão Xaar 1001 para oferecer o mais alto nível de qualidade e confiabilidade de impressão.

A Durst (9H57) apresenta a prensa modular de rótulos a jato de tinta UV de 7 cores Tau 330, equipada com o novo acabamento a laser digital em linha e as tintas UV de baixa migração para aplicações alimentícias, de saúde e farmacêuticas na Labelexpo. A Tau 330 utiliza as cabeças de impressão Xaar 1001 e imprime até 48m/min em um rolo com 330mm de largura, para gerar uma capacidade de produção de 950m2/h. “A forma como usamos as cabeças de impressão Xaar 1001 é exclusiva. Nós as posicionamos de uma determinada forma, em uma linha, e usamos uma segunda cabeça de impressão para intercalar com a imagem em uma resolução maior, de 720 dpi, imprimindo ao dobro da velocidade”, descreve Helmuth Munter, Gerente de Segmentos da Durst, Impressão de Rótulos. “A confiabilidade é muito boa. Conseguimos imprimir quantas cores forem possíveis, em uma escala de tintas mais extensa.” Mais de 15 instalações da prensa foram feitas, apenas este ano.

As prensas de jato de tinta UV modulares Jetrion da EFI (9H55) combinam o desempenho do motor de impressão a jato de tinta UV da empresa com as cabeças de impressão Xaar 1001 e a flexibilidade do acabamento dos rolos industriais. A família Jetrion 4900 de uma só passagem com acabamento em linha, incluindo corte e molde a laser, elimina a necessidade de moldes. Novas opções de verniz e laminação conferem ainda mais versatilidade. “Usuários da Jetrion em todo o mundo já produziram bilhões de rótulos nas prensas, desde que a família Jetrion 4000 foi lançada, há 6 anos”, explica Steven Billow, CTO, EFI Jetrion. “Conseguimos esse feito em parte porque a Xaar fabrica uma cabeça de impressão confiável com sua TF Technology™.”

FFEI (7L32) - As cabeças de impressão Xaar 1001 foram escolhidas pela FFEI Ltd para oferecer alta produtividade, confiabilidade e qualidade que seus clientes exigem de sua prensa a jato de tinta UV digital Graphium de nova geração. A Graphium, distribuída pela Fujifilm, é uma prensa modular a jato de tinta UV digital para rolo estreito com capacidade adicional para tinta branca digital e verniz de alta opacidade. Velocidade de impressão de até 50m/min em rolos de 410mm de largura geram uma produtividade de até 1.230 m2/h. Com capacidade para até seis módulos digitais e seis estações flexo, a Graphium permite que os usuários integrem estações opcionais flexo e de acabamento em linha para conversão em uma só passagem. “A Xaar 1001 é absolutamente perfeita para fluidos de alta viscosidade”, afirma Andy Cook, Diretor Administrativo da FFEI. “Nenhuma outra cabeça de impressão pode apresentar o desempenho da Graphium e a confiabilidade diária, com baixa manutenção.”

INX International Ink Co (9G38) Em conjunto com a Spartanics, a INX International apresentará a prensa para rolo estreita digital UV a jato de tinta NW140. A prensa incorpora 12 cabeças de impressão Xaar 1001 com seis canais de tinta, equipada com o acionamento de cabeça de impressão JetINX™ e o sistema de recirculação de tinta, para proporcionar rápidas saídas com uma só passagem e cura UV-LED em qualquer estoque de rótulos. “Com tantas tarefas em quantidades pequenas, as impressoras de rótulos precisam contar com prensas digitais que imprima rótulos de alta qualidade, comparáveis com flexo e offset, para atender a alta demanda”, explica Renee Schouten, Gerente de Marketing Corporativo da INX. “É por esse motivo que projetamos a prensa NW140 com cabeças de impressão Xaar 1001. A TF Technology™ ajuda a manter nossas prensas funcionando com pouca manutenção.”

A JF Machines (9G70) apresenta a prensa de rótulos coloridos digitais PicoColour 140, utilizando as cabeças de impressão a jato de tinta Xaar 1001 e as tintas CMYK Sunjet UV. A máquina efetua o corte e molde giratório, e uma quinta cor opcional está disponível em larguras de impressão de 70, 140 e 210mm. Os avanços introduzidos na feira incluem a capacidade de impressão de dados variáveis e uma nova tecnologia de acionamento de alta precisão.

A Stork Prints (6H40) apresenta a impressora de rótulos a jato de tinta UV DSI® , que pode ser configurada como impressora digital independente ou uma linha completa com conversão em linha (semigiratória) e larguras de 135mm a 530mm. A DSI possui quatro cabeças de impressão Xaar 1001 de série, contudo é possível adicionar mais seis, para ativar opções como o branco digital, a camada primária digital e uma escala de cores mais extensa, adicionando-se o laranja e o violeta. “A combinação das cabeças de impressão Xaar e as estações de pinagem Stork UV LED, juntamente com nossas próprias tintas aprovadas pela Xaar e fabricadas internamente, geram excelentes resultados de cores”, afirma Désirée Ordelman, Gerente de Comunicações da Stork.