O primeiro sistema do mundo de Direct Print Powered by KHS™ com cabeças de impressão Xaar 1002 na produção na Martens Brouwerij

26 agosto 2015Categories: Printheads, Xaar 1002
O primeiro sistema do mundo de Direct Print Powered by KHS™ utilizando cabeças de impressão Xaar 1002 está em produção em escala industrial e imprimindo diretamente em garrafas de cerveja PET na Martens Brouwerij na Bélgica.

O sistema Direct Print foi desenvolvido pela KHS GmbH, uma das maiores fabricantes mundiais de sistemas de embalagens e de enchimentos, e comercializado pelo NMP Systems GmbH, uma subsidiária da KHS negócios de inovação. Os equipamentos para a Direct Print da Martens utilizam as cabeças de impressão Xaar 1002 GS6 para jato de alta resolução (360 dpi físico e 1080 dpi óptico) para textos e imagens em cinco cores (CMYK+W) com tintas de cura LED de baixa de migração diretamente nas garrafas PET ao ritmo de produção de 12.000 garrafas por hora. Novamente, a Xaar 1002 demonstra a sua liderança de mercado por meio da TF Technology™ e pela capacidade de imprimir verticalmente.

"A impressão direta em garrafas PET vazias utilizando as cabeças de impressão Xaar 1002 em escala de cinza é a tecnologia inovadora que permite que empresas de bebidas alterem os gráficos em questão de minutos, e não semanas", comenta Phil Johnson, Diretor da NMP. "O uso de tecnologias digitais para o micromarketing no setor de embalagens para maximizar o envolvimento dos consumidores está acelerando. A capacidade de criar desenhos e imprimi-los diretamente nas garrafas de maneira rápida e praticamente imediata é uma poderosa ferramenta de marketing que dará às marcas a capacidade de localizar, personalizar e padronizar seus produtos para conduzir campanhas promocionais altamente eficazes. Os proprietários das marcas estão à procura de um envolvimento mais profundo dos consumidores e a impressão digital vai tornar isso realidade. O sistema de desempenho Direct Print Powered by KHS™, incluindo tinta de baixa migração certificada, soluções de arte e de pré-impressão, amostragem e impressão industrial, irá mover a decoração em garrafas PET para o mundo dos enchimentos e embalagens em escala industrial".

O desempenho e a confiabilidade das cabeças de impressão são importantes para garantir imagens de alta qualidade e em alta velocidade em garrafas. "A KHS trabalha em conjunto com a Xaar em função de suas tecnologias exclusivas de liderança de mercado e de sua disposição em adaptar-se aos requisitos técnicos. A parceria da Xaar com a equipe de tecnologia em impressão da KHS começou há alguns anos e tem sido muito gratificante", diz Phil. "As cabeças de impressão Xaar 1002 nos possibilita imprimir gráficos de alta qualidade nas velocidades da produção da linha PET em passagem única diretamente nas garrafas PET com excelente confiabilidade. Especialmente importante é a TF Technology™ da Xaar, que mantém as tintas em constante circulação. Isso nos permite montar as cabeças de impressão verticalmente, em modo arranha-céu, nos carrosséis da estação de impressão, com confiança de que elas irão pulverizar as tintas suavemente e com precisão nas garrafas. As garrafas são impressas na velocidade máxima de jato com excelente registo e qualidade de impressão consistente por meio da impressora industrial Direct Print".

O sistema da Direct Print pulveriza gráficos de até 70 mm de altura para garrafas entre 40 a 125 mm de diâmetro troca rápida e automática de um tamanho de garrafa para outro quando necessário. Com design modular, o sistema Direct Print Powered by KHS™ está disponível em configurações de 12.000, 24.000 ou 36.000 garrafas por hora.

Campanha "Garrafas falantes"
A Martens é uma cervejaria inovadora e uma das primeiras empresas a lançar cerveja em garrafas PET. Enquanto elas são predominantes na Europa Oriental e na Rússia, somente há pouco tempo as garrafas PET começaram a ser utilizadas para cervejas de marcas premium na Europa Ocidental. Há muitos benefícios para usar garrafas PET— elas são seguras, fortes, flexíveis, leves e fáceis de serem transportadas e recicladas.  As tintas da Direct Print foram desenvolvidas em parceria com a AGFA Graphics, e são produzidos pela empresa segundo os princípios da GMP com formulações de acordo com a Swiss Ordinance e a EUPIA.  A aplicação da decoração de baixa migração da Direct Print para PET é certificada quanto à segurança alimentar.
As garrafas impressas pelo sistema Direct Print Powered by KHS™ são certificadas quanto à reciclagem pela European PET Bottle Platform (EPBP1).

A Martens recentemente demonstrou a criatividade e os recursos de marketing de seu novo sistema Direct Print através do lançamento de uma nova marca de cerveja em associação a um sitcom belga bem popular — "F.C. De Kampioenen" — para promover o próximo filme "Jubilee Generale". As garrafas PET da cerveja Dagschotel levam imagens dos diferentes atores que ganham vida usando um aplicativo especial para smartphone (www.kampioenenbier.be) e interagem uns com os outros quando duas garrafas são aproximadas. A cerveja, disponível em mais de 400 estabelecimentos em toda a Bélgica, atraiu atenção nacional e a Martens está em plena produção utilizando o sistema Direct Print Powered by KHS™ da Xaar para atender à demanda.

A Martens Brouwerij foi uma das primeiras adeptas de diversas novas soluções em tecnologia KHS ao longo de muitos anos de trabalho em conjunto.  "Os Sistemas KHS e NMP têm uma grande parceria com a Martens", afirma Phil. "É uma empresa extremamente inovadora e uma pioneira na fabricação de cervejas com a tecnologia PET para cervejas.  A Martens claramente pretende aproveitar a velocidade de comercialização e os novos recursos que o Direct Print Powered by KHS™ irá trazer para os enchimentos e as embalagens".

"A impressão direta para a forma está ganhando força à medida que as marcas estão começando a perceber seu grande potencial", diz Mark Alexander, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Xaar. "Veremos cada vez mais aplicações criativas chegarem ao mercado com base na Xaar 1002 com TF Technology™, o que mostra quão poderosa a impressão digital em PET, vidro e latas pode ser quando ela faz parte de um processo de enchimentos e embalagens industriais".

1 A European PET Bottle Platform é uma iniciativa industrial voluntária que fornece diretrizes de design em garrafas PET quanto à reciclagem, avalia as soluções e tecnologias para embalagens de garrafas PET e facilita a compreensão dos efeitos das inovações mais recentes em garrafas PET quanto aos processos de reciclagem. Essa iniciativa apoia plenamente a sustentabilidade econômica e ambiental da cadeia de valor da European PET. As avaliações da EPBP são realizadas para assegurar a estrita proteção de informações confidenciais comerciais e as opiniões são totalmente reconhecidas pelos tomadores de decisão que fornecem as soluções em embalagens de garrafas PET. www.epbp.org​

Recursos do artigo